Kosher ou Kasher ? 

Significados, origem e tradições judaicas


O que é Kosher?

Kosher ou Kasher significa apropriado, adequado.

Muitos perguntam qual é a diferença entre kosher e kasher e a verdade é que ambas as palavras têm o mesmo significado. A diferença na pronúncia está vinculada à região, sendo que no hebraico israelense se pronuncia kasher e nos EUA é muito utilizada a pronúncia kosher.

Produtos Kosher

Produtos Kosher ou alimentos kosher, são todos aqueles que obedecem à lei judaica. Algumas características podem fazer com que os alimentos não obedeçam a essa regra, como a mistura de carne e leite, produtos de Israel que não foram pagos de forma justa, a utilização de utensílios de cozinha que foram anteriormente utilizados em produtos não Kosher.

A carne bovina judaica passa por um processo de retirada do sangue onde as peças (quartos dianteiros) são imergidas em água gelada, retiradas para serem salgadas com sal grosso e, após isso, são imergidas novamente em água gelada para retirar totalmente o excesso de sal.

Enlatados e demais alimentos industrializados só poderão ser consumidos se a embalagem indicar que o produto é kosher. Nestes casos, aditivos como óleos e temperos também devem ser verificados.

Para certificar estes produtos, um selo específico é colocado na embalagem, indicando que aquele alimento passou por uma confiável supervisão e pode ser consumido com segurança pelos seguidores da kashrut.

Kashrut

Cashrut ou kashrut, também conhecido como kashruth ou kashrus na tradição asquenazita, é o termo que se refere às leis alimentares do judaísmo.

A comida, de acordo com a halachá (lei judaica), é chamada de kasher (kosher em Yidishe), do termo hebraicokashér, que significa próprio (neste caso, próprio para consumo pelos judeus, de acordo com a lei judaica).

Os judeus que seguem a kashrut não podem consumir comida não kasher, porém existem exceções quanto à utilização não alimentícia de produtos não kasher, como, por exemplo, numa injeção de insulina de origem porcina ministrada a um diabético.

A comida que não estiver de acordo com a lei judaica é chamada de treif ou treyf. Num sentido mais técnico, treif significa proibido, dilacerado e se refere a carne que veio de qualquer animal que contenha algum defeito que o torne imprópio para o abatimento. Um animal que tenha morrido por qualquer meio que não o sacrifício ritual chamado de neveila, que significa literalmente coisa suja.

Muitas das leis basicas da cashrut derivaram de dois livros da Tora, o Levitico e o Deuteronômio, com os detalhes estabelecidos pela lei oral (a Mishná e o Talmude) e codificadas pelo Shulkhan Arukh e pelas autoridades rabínicas posteriores.

A Torá afirma explicitamente o motivo da maioria das leis de cashrut, e diversas razץes foram apresentadas para estas leis, desde filosóficas e ritualasticas, até praticas e higiênicas.

A palavra kasher passou a significar legitimo, aceitável, genuíno ou autêntico, num sentido mais amplo.

O islamismo também tem um sistema relacionado, embora diferente, chamado de halal, e os dois possuem um sistema comparável de sacrificio ritual (shechita no judaismo e dhabihah no islã).

Entre os alimentos taref ou treif podemos citar: carne de porco, camarão, lagosta, todos os frutos do mar, peixes que não possuem escamas, carne com sangue, e qualquer alimento que misture carne com produtos de origem láctea, como manteiga, leite e queijo.

Um judeu ortodoxo não consome queijo até 6 horas depois de comer carne, por exemplo, visto que este é preparado com leite (em outros costumes ainda, espera-se 6 horas).

Simbologia: Para se identificar um produto kasher, são usados símbolos de certificado acompanhados por letras ou palavras para indicar a categoria do produto, de acordo com a lei religiosa judaica.

A certificado mais utilizado é a feita pela Unito Ortodoxa (OU), dos Estados Unidos. Mas, além dela, existem outras organizações que se encarregam disso. Os produtos certificados pela OU estão identificados com um U dentro de um círculo acompanhado de uma das letras ou palavras.

No Brasil, os produtos não adotam classificação, mas a maioria dos produtos kasher vendidos no Brasil adotam a classificação da OU porque são provenientes principalmente dos Estados Unidos e de Israel.

Kashrut segundo a Torá

As leis de kashrut tem origem na Bíblia judaica (Torá) e do Talmude (coleחânia de livros que dão origem ao código de leis judaicas, inclusive sobre o comportamento alimentar).

Segundo consta nestes livros, uma série de alimentos ou misturas dos mesmos não podem ser consumidos pelo povo judeu.

Com o passar do tempo surgem novos produtos e tecnologias. Contudo, a Bíblia é viva e podemos aprender nela sobre as novas tecnologias.

Os Rabinos Legisladores definem como se pode utilizar as mais variadas tecnologias modernas e quais produtos estão de acordo com a norma da Torá.

Um pouco mais de informações sobre Kosher

Termo usado para denominar um alimento que estão de acordo com as normas da dieta milenar da Torá (Bíblia) seguida pelos judeus. Este termo é mundialmente usado por judeus e não judeus, e estes alimentos tem sido cada vez mais procurados, pois ao atenderem normas milenares de alimentação e sendo controlados e fiscalizados por supervisores rabínicos, ganham mais credibilidade perante os consumidores.

Antigamente, o kosher era uma prática caseira, onde cada pessoa, e mais comumente as donas de casa, conheciam as regras e as aplicavam na hora da aquisição e do preparo dos alimentos.

Com a industrialização, muitos alimentos passaram a ser processados em indústrias, deixando o consumidor duvidoso quanto aos ingredientes e ao processo de fabricação dos alimentos.

Em primeira instância, o consumidor kosher não se tornou um cliente das indústrias, continuando a fazer tudo em casa.

Contudo, a modernização continuou avançando e o estilo de vida das famílias foi sofrendo alterações, chegando a atual realidade, onde as pessoas tem cada vez menos tempo, quase não entram na cozinha, as mulheres trabalham cada vez mais, e a tentação aos produtos que a mídia divulga, e as prateleiras dos supermercados oferecem aumenta cada vez mais.

Hoje, há uma real necessidade em saber se os produtos industrializados são ou não kosher.

Em alguns países, esta demanda foi suprida há décadas, como no caso dos EUA, onde quase todo produto que pode ser kosher, tem o logo do kosher impresso em sua embalagem.

Diga-se de passagem, que nos EUA a grande maioria dos consumidores kosher nem são judeus, os quais acreditam que os mesmos são melhores ou mais garantidos.

Em Israel, diversos países da Europa e Argentina, entre outros, este mercado também está muito desenvolvido.

No Brasil, com uma comunidade judaica bastante representativa, este mercado não recebeu a devida atenção, até que a comunidade se levantou e tomou uma atitude. Criou o BDK, um órgão responsável pela avaliação e fiscalização dos alimentos, que segue o padrão mundial das certificadoras kosher.

Assim, a comunidade está sendo melhor servida, as indústrias passaram a atender mais um nicho de mercado.

O que é certificação kosher

Todo o alimento para poder ser consumido pelos seguidores da Torá precisa ser kosher. Como saber se todo o processo de fabricação segue as normas da kashrut (sistema kosher)?

Para isto, surgiram as certificadoras kosher como o BDK do Brasil, que desempenham a tarefa de avaliar e certificação das indתstrias alimentícias. Verificam os insumos e suas procedências, o processo de fabricação, assim como a eventual influência de outros produtos e linhas de produtos dentro da fábrica.

Produtos Kosher ou alimentos kosher, são todos aqueles que obedecem à lei judaica. Algumas características podem fazer com que os alimentos não obedeçam a essa regra, como a mistura de carne e leite, produtos de Israel que não foram pagos de forma justa, a utilização de utensílios de cozinha que foram anteriormente utilizados em produtos não Kosher. 


Fonte: Mauricio Barufaldi


Serviços Kosher em Portugal


Alojamento 

Hotel da Música
Mercado do Bom Sucesso,
Largo Ferreira Lapa, 21 a 183
4150-323 Porto
Tel.: +351 226 076 000
E-mail: info@hoteldamusica.com
Website: www.hoteldamusica.com

Belmonte Sinai Hotel
Largo de São Sebastião
6250-086 Belmonte
Tel.: +351 275 910 800
E-mail: geral@belmontesinaihotel.com
Website: https://belmontesinaihotel.com

LUX Lisboa Park Hotel
Rua Padre António Vieira, 32
1070-197 Lisboa
Tel.: +351 213 894 320
Email: lux.lisboa@luxhotels.pt
Website: https://lisboa.luxhotels.pt

Restaurantes

Bom Sucesso Gourmet
Hotel da Música
Mercado do Bom Sucesso - Largo Ferreira Lapa, 21 a 183
4150-323 Porto
Tel.: +351 226 076 000
E-mail: info@hoteldamusica.com
Website: www.hoteldamusica.com

Casa de Hummus
Rua de Santo Ildefonso, 233
4000-222 Porto
Tel.: +351 911 500 725
E-mail: casadehummus@gmail.com

Restaurante Kosher Kadoorie
Sinagoga Kadoorie Mekor Haim
Rua de Guerra Junqueiro, 340
4150-386 Porto
Tel.: +351 911 768 596
E-mail: info@comunidade-israelita-porto.org
Website: www.comunidade-israelita-porto.org
Apenas mediante prévia reserva e para grupos judaicos.

Restaurante Hotel Lusitânia Congress & Spa
Urbanização Quinta das Covas, Lote 34
6300-389 Guarda
Tel.: +351 275 330 406
E-mail: centraldereservas@naturaimbhotels.com
Website: www.hotellusitaniaparque.com

Restaurante Hotel Vanguarda
Avenida Monsenhor Mendes do Carmo
6300-586 Guarda
Tel.: +351 275 330 406
E-mail: centraldereservas@naturaimbhotels.com
Website: www.hotelvanguarda.com

Restaurante Hotel Puralã - Wool Valley Hotel & Spa
Rua Alameda Pêro da Covilhã
6201-909 Covilhã
Tel.: +351 275 330 400
E-mail: geral@naturaimbhotels.com
Website: www.puralahotel.com.pt

Restaurante Alquimia
H2otel Congress & Medical Spa
Avenida das Termas, Apartado 459
6215-574 Unhais da Serra
Tel.: +351 275 970 020
E-mail: geral@naturaimbhotels.com
Website: www.h2otel.com

Restaurante Salvo Seja
LUX Lisboa Park Hotel
Rua Padre António Vieira, 32
1070-197 Lisboa
Tel.: +351 213 894 320
E-mail: lux.lisboa@luxhotels.pt
Website: https://lisboa.luxhotels.pt

Lojas

Porto Kosher Store
Mercado do Bom Sucesso
Largo Ferreira Lapa, 21 a 183
4150-323 Porto
Tel.: +351 226 076 000
E-mail: portokosherstore@hoteldamusica.com
Website: www.comunidade-israelita-porto.org

Portuel Kosher Store
Rua Gomes Freire, 146 A
1150-180 Lisboa
Tel.: +351 213 540 460 | +351 960 164 445
Email: store@portuel-kosher-portugal.pt
Website: https://portuel-kosher-portugal.pt


Fonte: Turismo de Portugal

© 2020 Paulo Brito  | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora